quinta-feira, 4 de junho de 2015

Términus da 2ªfase do Programa de Empreendedorismo em Fornos de Algodres



Entrepreneurial Tool II foi um êxito
    No passado 22 de maio, realizou-se no auditório Piso 0 do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, a Entrepreneurial Tool II, no âmbito do Programa Empreendedorismo Estratégico e Desenvolvimento Regional de Fornos de Algodres onde cada empreendedor ou grupo de empreendedores fizeram a apresentação do seu projeto, já acompanhada do seu Plano de negócio.


  Face a isso, para apreciar e avaliar os diversos projetos apresentados, estava um leque de pessoas da Comunidade da Guarda e de Fornos de Algodres, como por exemplo: Dr. Manuel Fonseca (Presidente do Município de Fornos de Algodres), Dra. Rita Silva (Vice- presidente do Município), Professora Doutora Patrícia Jardim da Palma (Coordenadora da Escola de Liderança e Inovação do ISCSP-ULisboa), Dr. Manuel Morais (IAPMEI), o Eng. António Ruas (CIMBSE) e o Prof. Dr. Albino Lopes (Professor Catedrático do ISCSP /ULisboa).

    Assim todos os empreendedores apresentaram os seus projetos de forma clara, onde o respetivo painel foi fazendo uma apreciação individual dos vários projetos.
Depois das apresentações e apreciações, na sessão de encerramento do dia, esteve presente a Vice-Presidente do ISCSP, Professora Doutora Alice Trindade que se mostrou satisfeita com este dia tão proveitoso.
Posto isto, todos nós fomos contemplados com uma visita ao ISCSP, e todos ficaram com a ideia base como funciona esta universidade.

     Para fazer um balanço desta segunda fase, conversámos com alguns dos elementos que constituíam o painel, assim como com o Presidente do ISCSP-ULisboa, Professor Catedrático Doutor Manuel Meirinho que nos deixou as seguintes palavras.


 Que balanço faz no geral deste Projeto: Programa de Empreendedorismo Estratégico e Desenvolvimento Regional de Fornos de Algodres que teve o encerramento no dia 22 de maio?
      O balanço é muito positivo, ainda mais porque se trata do primeiro programa a ser desenvolvido pelo ISCSP. Estamos a apostar muito neste projeto e acreditamos que, no quadro no novo paradigma de desenvolvimento e revitalização dos territórios, em particular os de zonas do interior, é absolutamente fundamental.
A parceria do Instituto com o Município de Fornos de Algodres, pelo que temos analisado, está a ser um sucesso. Qual a sua opinião?
   Da nossa parte consideramos que os objetivos foram alcançados. Também aprendemos muito com esta parceria e estamos a melhorar o programa em face desta experiência. Mas a avaliação do sucesso cabe ao Município de Fornos de Algodres e, em especial, ao grupo que participou no programa.
Depois desta parceria do Instituto com o Município, no futuro surgirão novas parcerias?
   Da nossa parte estamos abertos a novas parcerias, caso o Município de Fornos de Algodres entenda que podemos ser úteis. Creio que o projeto deixou em aberto a necessidade de consolidar algumas áreas do próprio programa que precisam de continuidade e de acompanhamento.
No distrito da Guarda, o Projeto desenvolvido no Sabugal também está a decorrer de forma satisfatória?
   Cada programa tem a sua especificidade. No caso do Sabugal o programa é um pouco diferente mas está a correr bem. Também neste caso, a experiência tem ajudado a melhorar a nossa intervenção. 

De seguida, falou a Professora Doutora Patrícia Jardim da Palma - Coordenadora da Escola de Liderança e Inovação do ISCSP-ULisboa e Coordenadora do Programa “Empreendedorismo Estratégico e Desenvolvimento Regional”


 Que balanço faz sobre o dia 22 de maio, e no geral deste projeto: Programa de Empreendedorismo Estratégico e Desenvolvimento Regional de Fornos de Algodres?
   No dia 22 de Maio decorreu a Entrepreneurial Tool II, em que cada empreendedor ou grupo de empreendedores apresentou o Plano do Negócio que pretende vir a desenvolver em Fornos de Algodres. Este momento atesta, não apenas o términus do Curso Avançado em Empreendedorismo, mas principalmente a eficácia do mesmo. E, como é do vosso conhecimento, foi em Fornos de Algodres que teve lugar a primeira aplicação deste programa, pelo que, naturalmente, toda a equipa responsável pela coordenação e organização deste programa estava com alguma ansiedade e muitas expetativas relativamente às apresentações.
     E foi com grande, grande entusiasmo que assisti a todas as apresentações! Perante um Júri constituído por figuras de relevo da comunidade da Guarda e de Fornos de Algodres, os empreendedores destacaram-se, não apenas pela qualidade e rigor do Plano de Negócio que apresentaram, mas também pela motivação e vontade que demonstraram para arrancar com o negócio em breve! E foram muitas as emoções que povoaram esta Entrepreneurial Tool II, quer entre os empreendedores, quer entre o próprio Júri, que se revelou muito interessado, satisfeito e construtivo em todas as apresentações efetuadas! E no final foi notória a satisfação do Sr. Presidente da Câmara de Fornos de Algodres e da Srª Vice-Presidente! E essa satisfação foi muito gratificante para nós, naturalmente, dado que constituiu uma forma de reconhecimento e de confiança em todo o trabalho efetuado!
    Dados estes resultados, podemos afirmar que o Curso Avançado em Empreendedorismo superou as expectativas em Fornos de Algodres! Em primeiro lugar, pelos conhecimentos e ferramentas que proporcionou, que permitiu aos formandos a elaboração de planos de negócio viáveis. Em segundo lugar, pela motivação que despertou entre os formandos, que os leva a acreditar ser possível permanecerem no seu concelho e montarem a sua vida em Fornos de Algodres!
    Para finalizar, podemos concluir que o “Empreendedorismo Estratégico e Desenvolvimento Regional de Fornos de Algodres” está a ser um êxito, na medida em que a criação de negócios próprios representa uma mais-valia tanto para os formandos – que desenvolvem o seu projeto de vida no seu concelho, no concelho que escolheram para viver – como para o próprio Município, uma vez que os novos negócios vão gerar riqueza, e consequentemente desenvolvimento económico e social, contribuindo para a retenção de pessoas jovens e altamente habilitadas no concelho.
Sente que estes projetos poderão ser exequíveis, num futuro próximo?
  Claro que sim! É essa a nossa missão! O nosso programa visa desenvolver projetos que vão ao encontro das reais necessidades dos munícipes, aproveitando os recursos endógenos da região! Daí o nosso esforço de envolvimento de toda a comunidade no Programa, através das conferências e sessões solenes de apresentação dos resultados.
  Como pudemos constatar na Entrepreneurial Tool II, que se realizou no ISCSP, foi notório o envolvimento quer da Câmara Municipal, quer da própria CIMBSE. E é esse o princípio basilar que norteia o nosso Programa! O “Empreendedorismo Estratégico e Desenvolvimento Regional” é um programa de empreendedorismo de Base Local, que procura ir ao encontro das reais necessidades da comunidade, envolvendo para isso toda a comunidade! Por isso, os nossos empreendedores estão a ser apoiados por toda a Comunidade!
   Para finalizar, gostaria de acrescentar que o Programa de Empreendedorismo Estratégico e Desenvolvimento Regional ainda não terminou! Agora, segue-se, em Fornos de Algodres, a abertura formal da Incubadora e do Clube de Empreendedores de Fornos de Algodres. Este Clube visa constituir a “rampa de lançamento” e apoio aos novos negócios! A ELINOV – ISCSP vai desenvolver o primeiro workshop que vai marcar a abertura oficial deste Clube. A organização deste workshop será feita em conjunto com os nossos empreendedores de Fornos! Portanto, para já, não vamos “retirar o véu”. O workshop está a ser preparado e esperamos que seja mais um marco para toda a equipa e para toda a comunidade!

Também chegámos à fala com Dr. Manuel Fonseca, o Presidente do Município de Fornos de Algodres

Que balanço faz sobre o dia 22 de maio e no geral deste Projeto: Programa de Empreendedorismo Estratégico e Desenvolvimento Regional de Fornos de Algodres?
    O dia 22 de maio foi, não há dúvida, um epílogo de um projeto que durante meses se desenvolveu em Fornos de Algodres na tal parceria que se fez entre a Câmara Municipal e o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas em que conseguimos com um grupo de jovens licenciados pudessem adquirir competências na área do Empreendedorismo. E o dia 22 de maio não há dúvida que foi o epílogo desse mesmo trabalho que foi realizado ao longo dos meses, e foi muito importante porque para aqueles que eram céticos relativamente a esta situação, verificou-se que efetivamente é possível fazer alguma coisa com os jovens de Fornos, não serem subsídio-dependentes mas sim pessoas que querem construir o seu projeto, pessoas que querem fazer, criar emprego, criar riqueza e pra mim o mais importante é que têm um projeto de vida para Fornos de Algodres que isso pra mim é o mais importante, o que nós temos visto é que os nossos jovens acabam a sua licenciatura, acabam por sair e não têm nenhum projeto para Fornos. 
    O que acontece é que esse grupo de jovens conseguiu no final desta etapa chegar ao fim e neste momento apresentam o seu projeto, projeto esse que todos eles por si, são importantes e que naturalmente como disse em intervenções que fiz ou durante a apresentação dos projetos a Câmara estará cá no sentido de abrir portas para que esses projetos possam ser concretizados em Fornos de Algodres.

Depois do que viu na sexta-feira é notório que os jovens empreendedores que apresentaram os seus negócios saiam mais enriquecidos a nível dos conhecimentos adquiridos, é natural que alguns destes negócios possam vir a ser exequíveis a curto médio prazo?
    Eu acho que sim. Todos eles têm as suas capacidades, uns estão numa primeira fase ainda, ainda não atingiram a sua notoriedade, mas outros já estão na fase como vi, e vi já com planos financeiros que foram apresentados portanto é possível que muito curto ou médio prazo muitos desses projetos que foram apresentados no dia 22 possam ser exequíveis.
   Estamos numa altura em que também é possível com o novo quadro 2020, é possível que muitas das ideias que na altura foram ali defendidas tenham enquadramento no quadro comunitário que aí vem, portanto para nós é muito importante que depois desta etapa consigamos que estes projetos que têm a sua sustentabilidade porque quando foram feitos naturalmente os jovens tiveram a ideia mas ao longo dos tempos foram ganhando competências para que essa ideia se pudesse tornar realidade e fosse um projeto exequível e pelo que me foi apresentado mais uns do que outros, uma vez que uns como eu disse numa fase mais embrionária mas é possível que a médio prazo muitos desses projetos já possam ser implementados em Fornos de Algodres.

Esta parceria do Município com o Instituto neste Programa foi satisfatória? Que novos projetos poderão surgir nesta parceria ainda?
   Sim, foi muito satisfatório, penso que poderá ser aqui uma porta aberta no sentido de a universidade começar a trabalhar mais com o Interior do País, com as Câmaras do interior do País, acho que as universidades fixaram-se no Litoral mais ou menos em Lisboa, Porto e Coimbra e que deixaram, viraram costas um bocado ao Interior do País. É importante que a universidade e também há aqui uma razão de sobrevivência das próprias universidades uma vez que há menos jovens a entrar nas universidades, era importante que essas universidades já que elas foram instaladas no litoral possam trabalhar com as Câmaras, possam trabalhar com outras entidades no interior do país.
   Portanto, da minha parte acho que foi uma parceria muito proveitosa para a Câmara penso pelo que reações que tive do próprio Instituto também eles ficaram muito satisfeitos relativamente a esta parceria que foi estabelecida entre nós e o Instituto Superior Ciências Sociais e Políticas.
  Naturalmente novos projetos irão surgir, estamos a ver o novo quadro comunitário no sentido de poder agarrar novos projetos não só com este Instituto mas com outras entidades universitárias que queiram entrar num processo destes.

E por fim falámos com a Dra. Rita Silva – Vice- presidente do Município de Fornos de Algodres


Que balanço faz sobre o dia 22 de maio e no geral deste Projeto: Programa de Empreendedorismo Estratégico e Desenvolvimento Regional de Fornos de Algodres?
   Faço um balanço extremamente positivo do Entrepreneurial Tool II que decorreu no ISCSP em Lisboa. Os negócios apresentados foram construídos, no decorrer do programa de empreendedorismo estratégico e desenvolvimento regional refletem, um excelente trabalho e empenho por parte dos jovens que se encontram a criar o seu negócio. O executivo municipal encontra-se muito envolvido nestes projetos quer pela qualidade demonstrada, quer pela dinâmica que poderão conferir ao concelho de Fornos de Algodres. Estaremos sempre que a conjuntura económica nos permita, empenhados para continuar com projetos desta natureza.
   Apesar dos estrangulamentos financeiros do município arrancamos com um projeto com esta natureza inovadora com objetivo de potenciar e criar condições solidamente estruturais, através da criação de mais emprego, assegurando melhores condições de vida. Saliento o papel das pessoas enquanto participantes ativos no desenvolvimento e na implementação de projetos em prol deste mesmo desenvolvimento, ao invés de beneficiários passivos. Acreditamos que estes projetos apresentados possam promover o tecido empresarial e o emprego e o desenvolvimento regional.
  Aposta nos jovens que residem e resistem ao interior e sobretudo têm vontade de construir a sua vida em Fornos de Algodres, parece-me a aposta no futuro do concelho.

Depois deste Projeto que vantagens poderão advir entre o Município e o Instituto?
Este projeto é a primeira etapa de um projeto que culminará na criação duma incubadora.
  Esta parceria que estabelecemos com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas de que resultou programas de treino empreendedor oferecido a residentes locais com formação superior, são um elevado investimento em capital humano, associados ao sucesso empreendedor, à criação de empresas que se fixem no território e que potenciam o desenvolvimento das regiões. Não é necessariamente claro que o sucesso de uma localidade ou região deva ser inteiramente baseada em medidas económicas de sucesso, mas as empresas devem ser consideradas como parte de um sistema maior que consiste em outras empresas, na sociedade em geral, em que a comunidade local pode ser reconhecida como um alicerce importante para a atividade empreendedora.
  Na minha opinião este projeto irá potenciar o desenvolvimento do concelho de Fornos de Algodres, que é o nosso principal objetivo enquanto executivo municipal. Os empreendedores com certeza vão criar empresas que vão ajudar o desenvolvimento de toda a economia local. Isto é, aquilo que nós enquanto Câmara pretendemos para o concelho.

Reportagem de Sofia Pacheco


















Sem comentários:

Enviar um comentário