quarta-feira, 3 de junho de 2015

Mangualde sem fogos depende de todos!


Campanha de sensibilização da autarquia mangualdense tem como objetivo prevenir incêndios florestais 
 
Com o objetivo de sensibilizar as populações, especialmente as rurais, para os riscos dos incêndios florestais, a Câmara Municipal de Mangualde está a levar a cabo a ação de sensibilização ‘MANGUALDE SEM FOGOS DEPENDE DE TODOS!’. Para tal foi distribuído um folheto explicativo no concelho com principal incidência nas zonas rurais. A iniciativa insere-se no âmbito do programa DFCI - Defesa da Floresta Contra Incêndios e está a ser implementada pela Comissão Municipal de Defesa da Floresta.

  Para defender a sua habitação é obrigatório proceder à instalação de uma Faixa de Proteção à volta das edificações (Faixa de Gestão de Combustíveis), proceder à redução/corte de matos e arvoredo no interior da Faixa de Proteção e que as copas das árvores e dos arbustos estejam distanciadas, no mínimo, 5 metros das edificações, evitando-se a sua projeção sobre os telhados.

  Uma vez que a maioria dos incêndios que deflagram em Portugal são provocados pelo descuido do homem tenha atenção que nos espaços rurais, durante o Período Crítico, é proibido fazer lume ou fogueiras, queimar restos das atividades agrícolas ou florestais, fumar ou fazer lume no interior de áreas florestais, fazer queimadas para a renovação de pastagens, fumigar ou desinfetar apiários, lançar foguetes e balões de mecha acesa. É de salientar que o período critica se encontra dividido em duas fases: Fase Bravo de 15 de maio a 30 de junho e Fase Charlie de 1 de julho a 30 de setembro. Fora do período crítico sempre que o risco de incêndio seja Muito elevado ou Máximo aplicam-se as mesmas regras.

  Se tiver que queimar alguma coisa faço em segurança: não queime em dias de vento ou muito calor, queime preferencialmente nas primeiras horas do dia, não queime sozinho, crie uma zona de contenção à volta da fogueira, faça fogueiras pequenas e alimente-as periodicamente, não abandone o local sem se certificar que a fogueira está apagada e se não reunir condições de segurança NÃO QUEIIME.

  Como forma de o ajudar e o manter informado, a Câmara Municipal de Mangualde publica diariamente o ‘O Risco de Incêndio’ no seu site e em caso de incêndio deverá ligar o 112 (chamada gratuita). 
Por:Mun.Mangualde

Sem comentários:

Enviar um comentário