sexta-feira, 8 de maio de 2015

Imagem Peregrina de Nª Sª de Fátima visita Diocese Viseu

foto:Sant.Fátima
Chega a Viseu a 13 de maio
 A propósito da visita da Imagem Peregrina de Fátima à Diocese, D. Ilídio Leandro emitiu uma Nota Pastoral que reproduzimos:
Bem-vinda, Mãe, Senhora de Portugal!
 Viseu, Igreja diocesana, vai ter a Imagem da Mãe do Céu, vinda de Fátima, presente e em peregrinação em todos os Arciprestados, de 13 a 31 de Maio. Vem, de novo, convidar-nos a viver a Sua Mensagem materna: de conversão a Deus e à Sua Palavra, de oração, de confiança, de amor – a Deus e aos irmãos.

Sessenta e quatro anos depois de ter visitado estas Terras de Viseu – de 13 de Agosto a 10 de Outubro de 1951 – volta para renovar o Seu abraço materno, neste período tão marcante para a nossa Diocese: conclusão do Sínodo e início do Jubileu, nos 500 anos da Catedral. Vem, neste Ano da Família, anunciar-nos a infinita Misericórdia de Deus Pai, derramada pelos méritos da Páscoa do Seu divino Filho – Jesus.
Bem-vinda, Mãe, Senhora de Portugal e Senhora dos cristãos e de todos os filhos da Diocese de Viseu! Nós Te acolhemos com alegria e Te saudamos com amor, pedindo-Te paz e proteção, espírito missionário e confiança, graça e fé!
Nestes tempos difíceis, a nossa Igreja olha o futuro com esperança. Queremos viver, sob a Sua proteção materna, “em comunhão na missão”, concretizando as Constituições Sinodais que estamos a preparar, no seguimento do Concílio Vaticano II, tornado atual e operativo pelo Sínodo Diocesano, ainda em concretização. Com ele, nós queremos ser “Igreja em saída”, como nos pede o Papa Francisco e os Bispos de Portugal escrevemos na última Assembleia: «a todos exortamos a acolherem a Virgem Peregrina de Fátima como a imagem da “Igreja em saída”, que vai ao encontro dos seus filhos e filhas em todas as periferias, para lhes levar o anúncio de Jesus Cristo como o único Salvador».
O acolhimento na Diocese de Viseu será no dia 13 de Maio, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, de onde partirá, no início da noite e em Procissão pela cidade, para a Catedral. A partir daqui e desde o dia 14, percorrerá todos os Arciprestados, regressando a Viseu no dia 28, e partindo, na tarde do dia 31, para a Arquidiocese de Braga.
A imagem da Senhora traz uma Mensagem para o mundo de hoje. Em Fátima, confirma-se o Evangelho da Misericórdia, a Palavra que muda o mundo, com a conversão pessoal, familiar, pastoral e missionária, como nos diz o Papa Francisco: «A mensagem de Fátima contém uma verdade e um chamamento que, no seu conteúdo fundamental, são a verdade e o chamamento do próprio Evangelho» (S. João Paulo II).
Viseu é Diocese mariana, onde Maria é Padroeira na sua Catedral e em 62 sedes de Paróquia. Em Sínodo, a Igreja de Viseu escuta Deus Pai e Seu Filho Jesus aos pés de Maria, em comunhão com o Espírito Santo.
Por: D.Ilídio, Bispo Viseu, Diocese Viseu

1 comentário:

  1. Parabéns pela sua sua mensagem D. Idílio. Que o exemplo seja seguido por todos os bispos já que por aqui... faltou!

    ResponderEliminar